Dia do Glamour Rosa: evento beneficente reúne mulheres no combate ao câncer de mama

O mês de outubro já começou e, com ele, o mês de campanha de prevenção ao câncer de mama. Este tipo de câncer é o mais frequente entre as brasileiras: são registrados 60 mil novos casos por ano. O número assusta, mas nem por isso deve-se deixar o cuidado de lado. Nesta semana, em apoio à causa, foi realizado o Dia do Glamour Rosa – 6ª edição, evento que visou à arrecadação de fundos para o Instituto Neo Mama. O ponto alto foi um belíssimo desfile! As modelos, protagonistas da noite, foram mulheres que superaram o câncer e apoiadoras da causa.

Foto: Fernando Silva
Foto: Fernando Silva

O evento foi realizado pelo Fernando Silva da Atrium Eventos.

Como surgiu a data?

O movimento surgiu em 1990 em Nova Iorque. O laço rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura. A partir dali a cor virou símbolo dessa luta. As ações foram se expandindo e vários monumentos recebem hoje a iluminação rosa durante o mês como lembrança.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

O Instituto Neo Mama presta atendimento gratuito às pessoas acometidas pelo câncer de mama moradoras na Baixada Santista, bem como aos seus familiares diretos, conforme seu Estatuto Social.

Prevenção

A prevenção é o melhor remédio: 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, vale lembrar a importância de fazer mamografias anualmente e autoexame das mamas todo mês. A observação também é importantíssima: qualquer mudança no aspecto das mamas é um sinal de alerta que deve ser passado para um médico diagnosticar corretamente.

28% dos casos podem ser evitados com bons hábitos: manter o peso do corpo saudável, ser fisicamente ativa, evitar bebidas alcoólicas e amamentar são atitudes positivas para a prevenção da doença.

Cuide-se!

A SB7 apoia esta causa!